Nesta quarta-feira, 28/06, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. A data celebra a diversidade e a inclusão, bem como a oportunidade para pessoas de todas as orientações sexuais e identidades de gênero se unirem para promover a igualdade de direitos e a aceitação.
Para evidenciar esse importante tema, um amplo debate sobre diversidade e direitos da população LGBTQIAP+ na sociedade será promovido no dia 10 de julho, às 19h, pela Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC.
O evento “Diálogos Trans” será realizado na sala da Escola Superior da Advocacia da OAB/SC e vai reunir importantes nomes. Como palestrantes: Selma Light, artista, ativista e assessora de políticas públicas LGBT+ de Florianópolis; Lirous K’yo Fonseca, assistente social, coordenadora-geral da Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH); Lino Gabriel Nascimento dos Santos, mestre e doutorando em Antropologia pela UFSC; Lumen Muller Lohn, major da PMSC; Hubert Beck Neto, psicólogo clínico focado em população LGBTQIAP+, idealizador e fundador do Ambulatrans de São José; e Teodoro da Silva Bergmann, o primeiro advogado homem trans na OAB-SC.
A presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, afirmou que esse tema está inserido no alicerce da OAB/SC. “Sempre quando proporcionamos esse tipo de discussões acerca da temática LGBTQIAP+, a Ordem cumpre algumas de suas missões, que é a inclusão democrática, diversa, participativa e humanizada do público trans”, afirmou Cláudia.
“O Diálogos Trans será uma roda de conversa para discutirmos as conquistas, desafios e falarmos sobre vivências da sociedade trans. Assuntos como Direitos, Mercado de Trabalho, Segurança e Saúde serão as bases dos diálogos. São vertentes sociais em que, ainda, a população trans sofre preconceitos. A OAB/SC tem por objetivo fazer essa ponte entre palestrantes e público interessado para oportunizar um amplo debate”, afirmou a presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC, Margareth Hernandes.
Fonte: OAB/SC